Início Cantina da Honestidade: projeto trabalha valores em escola de Bezerros

Cantina da Honestidade: projeto trabalha valores em escola de Bezerros

A honestidade pode ser estimulada desde cedo – até mesmo na hora do recreio. É assim nos intervalos da Escola Municipal Nelson Castanha, localizada no bairro de Encruzilhada de São João. Lá, os alunos dos oitavos e nonos anos compram o lanche sem qualquer supervisão. Basta deixar o dinheiro em uma caixinha, pegar o produto […]

15/05/2018 12h04 Atualizado há 6 anos atrás

A honestidade pode ser estimulada desde cedo – até mesmo na hora do recreio. É assim nos intervalos da Escola Municipal Nelson Castanha, localizada no bairro de Encruzilhada de São João. Lá, os alunos dos oitavos e nonos anos compram o lanche sem qualquer supervisão. Basta deixar o dinheiro em uma caixinha, pegar o produto em outra e, se for o caso, retirar o troco.

O projeto foi intitulado de “Cantina da Honestidade”, e até agora, não houve quem pegasse o lanche sem pagar. “Temos observado o quanto os alunos têm aderido à iniciativa. Eles produzem o lanche com capricho, organizam a montagem, ao final a equipe responsável recolhe o dinheiro da caixinha e presta conta do que foi arrecadado para os demais. Quando está sem dinheiro para a compra, o comprador pega o lanche e anota o seu nome e o valor no caderninho do “fiado”, para pagar depois. Até nesse momento eles são honestos”, explica a professora e idealizadora do projeto, Márcia Cordeiro.

O lucro alcançado com a venda dos lanches é destinado ao financiamento para aulas de campo dos próprios alunos. Com os ótimos resultados obtidos, a escola pretende ampliar a ideia para todas as séries. “Trata-se de um projeto piloto, que trabalha principalmente os valores dos alunos, em meio a uma sociedade tão carente destas virtudes básicas e fundamentais para a formação do ser humano. É importante porque, ao mesmo tempo em que nós lhes damos liberdade e confiança, eles retribuem com dignidade à altura”, frisou o gestor da Escola Municipal Nelson Castanha, Alcindo Júnior.