Início PREFEITURA DE BEZERROS CONQUISTA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O MUNICÍPIO

Autor: Produção de Conteudo

Pautada pela defesa incansável de uma educação de qualidade, a Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambucano, conquistou, na última terça-feira (12), uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) para o município. O anúncio foi feito durante cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença do Presidente da […]

13/03/2024 12h02 Atualizado há 3 semanas atrás

Pautada pela defesa incansável de uma educação de qualidade, a Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambucano, conquistou, na última terça-feira (12), uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) para o município. O anúncio foi feito durante cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, governadores, prefeitos, estudantes e imprensa.

“Olhar para o nosso futuro, sabendo que temos o poder de impactar a vida das pessoas através de uma educação de qualidade e que fortaleça nosso compromisso com as próximas gerações, nos faz refletir sobre sonhos. E foi o sonho de trazer um campus do IF para Bezerros que nos motivou a lutar incansavelmente para que nossa cidade fosse contemplada e é com imensa felicidade que afirmamos que o sonho tornou-se realidade. Agora, inúmeros outros jovens terão a oportunidade, através do nosso IF, de transformar suas vidas pelas mãos da educação”, destacou a prefeita Lucielle.

Na ocasião, foram anunciados 100 novos institutos federais espalhados pelo país, dos quais seis serão em Pernambuco, sendo um deles a unidade educacional de Bezerros. De acordo com o Ministério da Educação, são mais de R$ 3,9 bilhões em investimentos. Do total, R$ 2,5 bilhões serão para construção dos novos campi e R$ 1,4 bilhão para reforma e ampliação dos IFs já existentes. Os novos espaços deverão ofertar aproximadamente 140 mil vagas para os estudantes.

Conforme distribuição do MEC, serão 38 unidades na Região Nordeste, 27 na Região Sudeste, 13 no Sul, 12 no Norte e 10 no Centro-Oeste. Já em Pernambuco, os novos institutos federais de educação profissional e tecnológica serão construídos nos municípios de Águas Belas, Araripina, Bezerros, Goiana, Recife e Santa Cruz do Capibaribe. Grande parte oferecerá cursos técnicos integrados ao ensino médio.

>>REFORÇO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Com o objetivo de criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis, a construção de novos campi levará um ensino de mais qualidade para os municípios distantes dos grandes centros urbanos e da capital dos estados. Segundo dados do MEC, atualmente existem 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas. Com os novos 100 campi, a Rede Federal passa a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs.

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Assessoria Especial.