Campanha Janeiro Roxo de alerta para a hanseníase tem ações em Bezerros

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEZERROS PERNAMBUCO > Saúde > Campanha Janeiro Roxo de alerta para a hanseníase tem ações em Bezerros

A campanha Janeiro Roxo, dedicada à conscientização, prevenção e luta contra a hanseníase, também terá ações em Bezerros. O Dia Mundial da Luta contra a Hanseníase acontece em 27 de janeiro. A campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, além de incentivar a procura pelos serviços de saúde.

A hanseníase é uma doença de pele que atinge os nervos periféricos. Se não for tratada, pode levar à incapacidade física irreversível. A doença tem cura e o diagnóstico precoce é fundamental. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O contágio da doença acontece com contato íntimo e prolongado, em lugares fechados e sem ventilação, com a respiração de pessoa portadora da bactéria. Os sinais incluem manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, principalmente com perda de sensibilidade, em qualquer parte do corpo. As manchas não coçam, não permitem a sudorese local e, algumas vezes, provocam a queda dos pelos.

Abaixo, segue a programação oficial da Campanha Janeiro Roxo em Bezerros:

Data: 16/1/2019
Local: auditório do CEMAIC
Abertura da campanha com oficina sobre hanseníase com a Coordenação Estadual do Programa
Público-alvo: enfermeiros, médicos, dentistas

Data: 23/1/2019
Horário: 8h
Ação na feira livre para divulgação da campanha

Data: 06/2/2019
Horário: 8h
Dia D na detecção precoce da Hanseníase: realização de busca ativa em todo o território das Estratégias de Saúde da Família – ESF’s (microáreas de maior vulnerabilidade social)
Local: todas as ESF’s do município.