DENGUE: PREFEITURA DE BEZERROS PROMOVE CAMPANHA CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Início DENGUE: PREFEITURA DE BEZERROS PROMOVE CAMPANHA CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Autor: Produção de Conteudo

DENGUE: PREFEITURA DE BEZERROS PROMOVE CAMPANHA CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

O mosquito Aedes Aegypti é o responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Saúde, está promovendo uma campanha para conscientização e cuidados necessários para eliminar todos os focos do mosquito. O município está realizando visitas domiciliares nas residências, bloqueios para uso da UBV […]

28/02/2024 11h04 Atualizado há 2 meses atrás

O mosquito Aedes Aegypti é o responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Saúde, está promovendo uma campanha para conscientização e cuidados necessários para eliminar todos os focos do mosquito. O município está realizando visitas domiciliares nas residências, bloqueios para uso da UBV veicular (nos casos notificados de suspeita de arboviroses) e o mapeamento e monitoramento de caixas d’água sem tampa, nos bairros da cidade, através de imagens de drone.

Também estão sendo feitas orientações aos estudantes da rede municipal de ensino sobre as arboviroses e o combate ao mosquito, reforço aos profissionais da Rede de Saúde, utilização de larvicida, adulticida e educação ambiental junto aos moradores no combate ao Aedes Aegypti. Além da integração com Atenção Básica para realização de mutirões nos bairros e localidades com alto índice de infestação do mosquito.

Na mídia, através das redes sociais e emissoras de rádio, a Prefeitura Municipal tem incentivado a população bezerrense sobre a importância do cuidado com suas residências, sintomas, combate ao mosquito e automedicação. É a Campanha “10MinutosPorSemana” e sua casa livre do mosquito.

Dicas simples podem ajudar na prevenção contra a dengue dentro da sua residência, como colocar areia no prato das plantas, descartar no lixo todo objeto que possa acumular água, evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias e manter caixas d’água e tonéis fechados. Com ações simples, é possível combater o mosquito, começando por onde ele habita. A infestação é sempre mais intensa em locais onde há acúmulo de água.

Para sua proteção individual a recomendação é a utilização de repelentes, pois podem evitar as picadas dos mosquitos. Do mesmo modo, os inseticidas em spray ou de tomada ajudam a matar os mosquitos adultos, principalmente em ambientes fechados, por isso a eficácia é limitada. Além disso, o uso de mosquiteiros e telas nas janelas dos quartos ajudam bastante, impedindo que os mosquitos entrem nas dependências.

Fique atento e ajude a combater e eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti. Em caso de suspeita de dengue, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa. Mais informações: (81) 9-8292-9713. É a Prefeitura de Bezerros fazendo acontecer, todos os dias, do sítio à cidade.

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinicius de Miranda