Início Ações urbanas e rurais e fecham as atividades do Janeiro Roxo

Ações urbanas e rurais e fecham as atividades do Janeiro Roxo

Em mais uma efetiva participação nas campanhas nacionais de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, fechou suas atividades referentes ao mês Janeiro Roxo nesta quarta-feira, dia 06, com diversas ações nas zonas urbana e rural do município de Bezerros, desenvolvidas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O Janeiro Roxo é uma denominação desta […]

07/02/2019 10h19 Atualizado há 5 anos atrás

Em mais uma efetiva participação nas campanhas nacionais de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, fechou suas atividades referentes ao mês Janeiro Roxo nesta quarta-feira, dia 06, com diversas ações nas zonas urbana e rural do município de Bezerros, desenvolvidas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O Janeiro Roxo é uma denominação desta campanha que visa a mobilização nacional no sentido de informação e controle da Hanseníase e acontece anualmente em todo país. Em Bezerros as atividades começaram já no primeiro dia do mês de janeiro, com entrevistas em emissoras de rádios locais e em seguida as UBS’s realizaram palestras, enquanto no dia 23, aconteceu uma grande mobilização, no “Dia D” municipal, em tenda montada no centro da cidade, quando foram atendidas 165 pessoas com 28 delas sendo detectadas com lesões e manchas na pele, sendo encaminhadas para os órgãos competentes, para posterior tratamento.

Neste dia de encerramento as equipes utilizaram estratégias diversas para concluírem com êxito os trabalhos, assim distribuídas:  busca ativa, porta a porta, ação de promoção a saúde, palestras em UBS’s, visita as famílias carentes e abrigo de idosos. As ações foram nos Bairros Nossa Senhora Aparecida, Santo Amaro II, Santo Antônio e Encruzilhada de São João, no espaço urbano e no povoado de Sítio dos Remédios no espaço rural. As informações chegaram a mais de 500 pessoas e assim o trabalho alcançou o objetivo desejado, mas a coordenação do Programa Municipal de Controle da Hanseníase espera que a população continue buscando os serviços de saúde para detecção de casos, pois apenas duas pessoas estão em tratamento atualmente e sabe-se que outras estão com sintomas mas não procuram a solução do problema, inclusive as que foram detectadas com manchas e lesões no “Dia D” municipal.