Xilogravura de J Borges vai dar vida ao Galo da Madrugada em 2020

PREFEITURA MUNICIPAL DOS BEZERROS PERNAMBUCO > Turismo > Xilogravura de J Borges vai dar vida ao Galo da Madrugada em 2020

Em 2020, o Galo da Madrugada vai celebrar a cultura popular. Com o tema “Xilogravuras no cordel do frevo”, a agremiação promete exaltar a arte da literatura de cordel, difundida no Agreste de Pernambuco. O artista J. Borges, um dos principais nomes da xilogravura e da arte do cordel, foi escolhido para representar os artesãos de todo o País no desfile, que, no próximo ano, acontece no dia 22 de fevereiro. O maior bloco de rua do mundo também passará a usar um selo de sustentabilidade.

As novidades foram anunciadas durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (21), na sede do Galo, no bairro de São José, Centro do Recife. O presidente do bloco, Rômulo Meneses, conta que a ideia de homenagear a xilogravura surgiu após uma visita à oficina de J. Borges, em Bezerros, no Agreste. “É uma forma de dar um impulso a essas duas artes muito fortes no Nordeste e trazer o público para olhar essa cultura”, afirma.

Para marcar a homenagem, o xilógrafo J. Borges receberá o primeiro selo “Gigante Guardião da Cultura”, que será entregue anualmente a profissionais que contribuem com a cultura local. Ele também fará ilustrações para a festa. “O desfile do Galo é um dos melhores do mundo e eu me sinto muito honrado. Participo do bloco desde os anos 80”, recorda.

Folha de Pernambuco