Início SUSTENTABILIDADE: PROJETO “RECICLAR É MASSA” FOI DESTAQUE NO CARNAVAL DO PAPANGU 2024 EM BEZERROS

Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável

Autor: Produção de Conteudo

O sucesso do Carnaval do Papangu 2024 em Bezerros, no Agreste pernambucano, também foi destaque pela sustentabilidade, compromisso com a preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico da cidade, a partir do Projeto “Reciclar é Massa”, realizado com patrocínio do Instituto Heineken e parceria do Instituto de Meio Ambiente de Pernambuco (IMOA) . A iniciativa contemplou […]

23/02/2024 9h00 Atualizado há 2 meses atrás

O sucesso do Carnaval do Papangu 2024 em Bezerros, no Agreste pernambucano, também foi destaque pela sustentabilidade, compromisso com a preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico da cidade, a partir do Projeto “Reciclar é Massa”, realizado com patrocínio do Instituto Heineken e parceria do Instituto de Meio Ambiente de Pernambuco (IMOA) . A iniciativa contemplou aproximadamente 100 recicladores do município.

Os recicladores que atuaram no ciclo carnavalesco, conforme credenciamento prévio, receberam o treinamento, orientação e um kit de trabalho (boné, camisa, crachá e protetor solar) para atuação durante o evento. Também houve manutenção dos cuidados com a saúde dos trabalhadores, visto o manuseio com sacos plásticos, luvas, alimentação e hidratação.

Houve recolhimento de 11 toneladas de resíduos sólidos como alumínio, plástico, vidro, entre outros. O IMOA também promoveu a logística reversa, que consiste na compra, por parte do instituto, dos materiais recolhidos pelos catadores. Todos os dias, equipes acompanharam os trabalhadores e prestaram o suporte necessário para execução do trabalho.

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável também manteve um ponto de apoio, no meio da folia, que trabalhou a temática da educação ambiental junto aos foliões, trocou copos reutilizáveis por lacres de latinha (coletando mais de quatro mil moedas verdes), distribuiu confetes biodegradáveis e recolheu 30 litros de óleo das barracas comerciais. O material recolhido será destinado corretamente.

ENCONTRO DE BALANÇO

Na última terça-feira (20), a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável promoveu um encontro com os recicladores do município, que atuaram no ciclo carnavalesco deste ano, para apresentar o balanço do Carnaval do Papangu. Na ocasião, foi abordado sobre o quantitativo de resíduos coletados e o papel dos recicladores no carnaval, além da entrega de um certificado de reconhecimento ao trabalho realizado durante os dias de folia.

A secretária Thais Santos esteve presente no evento, que foi realizado no auditório do Centro Municipal de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Cemaic) e contou com a participação dos recicladores e profissionais do IMOA.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: GECOM-PMB.