Início Secretaria Municipal de Saúde atualiza profissionais para diagnóstico e tratamento do sarampo

A Secretaria de Saúde de Bezerros realizou nesta quinta-feira (8) uma palestra sobre aspectos clínicos e epidemiológicos do sarampo. O evento, que teve como objetivo promover a atualização dos profissionais de saúde sobre diagnóstico e tratamento da doença, aconteceu na Escola Técnica Maria José Vasconcelos – ETE Bezerros e foi aberto aos trabalhadores de saúde […]

08/08/2019 16h42 Atualizado há 5 anos atrás

A Secretaria de Saúde de Bezerros realizou nesta quinta-feira (8) uma palestra sobre aspectos clínicos e epidemiológicos do sarampo. O evento, que teve como objetivo promover a atualização dos profissionais de saúde sobre diagnóstico e tratamento da doença, aconteceu na Escola Técnica Maria José Vasconcelos – ETE Bezerros e foi aberto aos trabalhadores de saúde da rede municipal e profissionais das escolas públicas e privadas de Bezerros. Além disso, participaram do evento a técnica de Vigilância Epidemiológica da IV GERES, Alba Vasconcelos, a secretária de Saúde, Luciana Lamour, a coordenadora do PNI, Noelle Laurentino, e o médico Dr. Jacques Vasconcelos.

A técnica da IV GERES, Alba Vasconcelos, deu início à reunião expondo os dados estatísticos do sarampo, salientando que não há nenhum motivo para pânico, pois não há surto da doença em Pernambuco, apenas registros de alguns casos isolados e outros suspeitos, que já estão sendo devidamente monitorados. Ela também frisou a importância da notificação dos casos, confirmados ou suspeitos, para um melhor planejamento estadual no combate à doença. “É importante lembrar da necessidade dos registros desses casos por parte dos municípios e serviços de saúde”, disse ela. “Este é um dos motivos desta atualização, que quer deixar os profissionais em alerta aos procedimentos adequados no caso de haver necessidade”, afirmou a secretária Luciana Lamour.

O sarampo
Febre e manchas vermelhas (exantemas) são sintomas comuns tanto ao sarampo quanto à rubéola. O sarampo pode vir acompanhado de tosse, coriza e conjuntivite, enquanto a rubéola desenvolve gânglios (inchaços) atrás das orelhas. A vacina continua sendo o método mais eficaz para prevenir essas duas doenças.

Para isso, devem ser vacinadas contra a tríplice viral (que também combate a caxumba e rubéola) indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade, devendo receber um reforço da dose com intervalo mínimo de 30 dias. Adultos de 30 a 49 anos que não tenham sido vacinados devem tomar apenas uma dose da tríplice viral. Já para os profissionais de saúde, a indicação é tomar as duas doses, com o intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Crianças de 6 meses a menores de 1 ano que irão se deslocar para cidades que apresentam surto ativo de sarampo devem ser vacinadas pelo menos 15 dias antes da viagem. Vale ressaltar que quem está com as doses em dia não precisa tomar novamente a vacina.