PREFEITURA MUNICIPAL DE BEZERROS PERNAMBUCO > Notícias > PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE BEZERROS RECEBEM TREINAMENTO SOBRE A SEPARAÇÃO CORRETA DO “LIXO CONTAMINADO”

Os profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde e nas unidades de média e alta complexidade de saúde de Bezerros, receberam, nesta segunda-feira (27), uma capacitação sobre como fazer a separação correta do lixo contaminado (aquele capaz de causar doenças tanto pelo contato direto quanto pelo meio ambiente).

Durante o encontro, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços gerais e demais profissionais, receberam orientações de como fazer o manuseio e armazenamento correto de cada material descartável para que haja a separação correta dos materiais, ou seja, a classificação dos grupos de lixo (lixo contaminado, lixo comum, perfurocortante, etc).

De acordo com a Secretaria de Saúde, as bombonas, que são embalagens plásticas rígidas para proteger e conservar os resíduos, evitando a contaminação do ambiente por micro-organismos (insetos, animais e metais), começaram a ser entregues, nesta segunda-feira (27), e a empresa contratada fará o recolhimento em todas as unidades do município.

Vale lembrar que  não existia uma coleta periódica desses materiais, e nem era feita por uma empresa regulamentada, nas unidades básicas de saúde, fazendo com que o lixo contaminado ficasse acumulado, causando transtornos tanto para os profissionais das unidades de saúde quanto para a população assistida pelas unidades.

Por fim, é importante destacar que a separação correta do lixo contaminado é um dos passos mais importantes quando falamos nos impactos ambientais e de saúde causados no planeta, pois a coleta seletiva contribui diretamente para evitar a contaminação do meio ambiente e a proliferação de doenças.

TEXTO: Gabriel Galvão // Vitória Carvalho.
FOTOS: Equipe da secretaria.