Prevenção ao suicídio: Bezerros vivencia o Setembro Amarelo

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEZERROS PERNAMBUCO > Desenvolvimento Social > Prevenção ao suicídio: Bezerros vivencia o Setembro Amarelo

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo é uma campanha que visa conscientizar as pessoas sobre o tema, bem como evitar o seu acontecimento. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), iniciada no ano de 2015. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo, e que na última década, a taxa de suicídio cresceu mais de 40% entre brasileiros de 15 a 29 anos. O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda profissional. O ideal é um acompanhamento multiprofissional, pois desse acompanhamento é que depende a melhora do indivíduo, além do apoio da família e dos amigos. Durante todo mês de setembro, o CAPS II Bezerros Caminhos da Superação, juntamente com toda a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental de Bezerros, realizará ações que visam valorizar a vida e convida toda a população para participar desta luta. Acompanhe a programação: