Prefeitura de Bezerros irá realizar Recadastramento Imobiliário no município

Início Prefeitura de Bezerros irá realizar Recadastramento Imobiliário no município

Secretaria da Fazenda

Prefeitura de Bezerros irá realizar Recadastramento Imobiliário no município

Prefeitura de Bezerros irá realizar Recadastramento Imobiliário no município Uma soma de tecnologias vem influenciando o incremento de receitas tributárias nos municípios que se utilizam das inovações oferecidas. Pensando nisso, o Cadastrando Bezerros é um projeto da Prefeitura que vai atualizar informações cadastrais de todos os imóveis da cidade. O trabalho será executado pela empresa […]

09/08/2018 11h28 Atualizado há 1 ano atrás

Prefeitura de Bezerros irá realizar Recadastramento Imobiliário no município

Uma soma de tecnologias vem influenciando o incremento de receitas tributárias nos municípios que se utilizam das inovações oferecidas. Pensando nisso, o Cadastrando Bezerros é um projeto da Prefeitura que vai atualizar informações cadastrais de todos os imóveis da cidade. O trabalho será executado pela empresa Tributus, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração e Finanças e a Superintendência de Urbanismo. O grande objetivo é aprimorar o cadastro com ênfase nos dados tributários aplicados no cálculo do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano.

Desta forma, aconteceu, na manhã desta quarta-feira (8), o lançamento do projeto de Recadastramento Imobiliário do município. A reunião de partida ocorreu no Centro de Artesanato de Pernambuco e contou com a presença do prefeito em exercício, Breno Borba, da secretária de Administração e Finanças, Paula Yonara; do diretor da Tributus Informática, Luiz Malheiros; do diretor de Tributos do município, Edvan Silva; do vereador Eliel Vieira, do representante da Polícia Militar, Major Gledson, além de secretários, coordenadores e diretores municipais, empresários e arquitetos da região.

Qual a necessidade de realizar o Recadastramento Imobiliário?
O cadastro imobiliário não era atualizado há 13 anos (desde 2005), portanto, a gestão precisa conhecer melhor o município que cresceu muito nos últimos anos.  Assim, a Prefeitura de Bezerros terá subsídios para investir em segmentos como obras, saneamento, meio ambiente, segurança pública, saúde e educação, entre outros.

Quais os benefícios trazidos para a população?
– Regularização cadastral: os imóveis passarão a ser cadastrados com informações atuais precisas sobre tamanho e quantidade de moradores de cada residência.

– Planejamento urbano: a administração municipal poderá melhor planejar serviços urbanos e de infraestrutura necessários na cidade, além de utilizar as informações para outros fins importantes.

Como é feito o recadastramento?
A partir de imagens orbitais e aéreas (drones), um grupo de fotointérpretes (profissionais de cadastro) captam os principais dados cadastrais utilizados para geração do IPTU. Após esta primeira etapa, agentes credenciados da Tributus – empresa contratada para executar os serviços – vão visitar as casas para coletar dados sobre os imóveis e seus proprietários. Eles também fazem o registro fotográfico das fachadas dos imóveis. É necessário ressaltar que estes profissionais, devidamente treinados, estarão rigorosamente caracterizados com farda e crachá ilustrados pela logomarca oficial Cadastrando Bezerros, e não será necessário entrar nas residências para realizar a entrevista com o morador.

Porque o recadastramento será realizado pela Tributus?
A empresa Tributus, localizada na região do Porto Digital de Recife, em Pernambuco, foi a vencedora do processo licitatório nº 056/2018 para prestação de serviços especializados em Recadastramento Imobiliário por Geoprocessamento em Bezerros.

Qual o prazo estipulado para a conclusão do projeto?
Estima-se que até abril de 2019 o recadastramento será concluído. As etapas da execução serão acompanhadas e divulgadas nos principais canais de comunicação de Bezerros (rádios, site oficial www.prefeituradebezerros.com.br e demais sites da cidade, além da página no Facebook –  Prefeitura de Bezerros.

De acordo com a secretária de Adm. e Finanças, Paula Yonara, as atualizações cadastrais são de extrema importância para a comunicação e prestação de serviços ao cidadão. “Com a atualização, nós conseguiremos obter e receber informações que refletem melhor a realidade do município, podendo, desta forma, manter um canal de comunicação mais efetivo com o contribuinte”, afirmou. Vale lembrar ainda que o projeto não mudará as normas tributárias, nem tampouco irá alterar nenhum método de cálculo.