Início Prefeitura de Bezerros promove tradicional desfile cívico da independência do Brasil

Autor: Produção de Conteudo

07/09/2022 10h38 Atualizado há 2 anos atrás

Em alusão aos 200 anos da Independência do Brasil, comemorados nesta quarta-feira, dia 07 de setembro de 2022, a Prefeitura de Bezerros promoveu o tradicional desfile cívico das escolas da rede pública municipal e estadual de ensino, que foi acompanhado pelas bandas e fanfarras do município e cidades circunvizinhas. Mais de 2,5 mil estudantes desfilaram durante o evento. As comemorações oficiais do Dia da Independência tiveram início com o hasteamento das bandeiras, na Prefeitura Municipal, onde ocorreu a execução do hino nacional brasileiro e do hino de Bezerros pela Banda Musical Cônego Alexandre Cavalcanti.

A Banda Mirim Zenóbio Torres prestou uma singela homenagem aos cidadãos bezerrenses, com uma apresentação emocionante e que conquistou os aplausos de todos os presentes na solenidade. Em seguida, foram proferidas as falas das autoridades, representantes dos três poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário), que trouxeram uma mensagem de paz, liberdade e esperança para um futuro mais digno, justo e igualitário para toda a população brasileira, em especial os cidadãos que trabalham diariamente, com dedicação e respeito, para transformar o país numa nação próspera, feliz e que cuida de sua maior riqueza: seu povo.

“Nesse sete de setembro, celebramos o dia da nossa pátria, da nossa terra amada e da nossa história, enquanto cidadãos brasileiros. Hoje, celebramos o bicentenário da Independência do Brasil e, mais do que isso, refletimos sobre nosso papel na construção de um mundo melhor, onde a paz e o amor sejam os pilares norteadores do nosso trabalho, assegurando dignidade para nossa população. Nós somos frutos das escolhas que fazemos ao longo das nossas vidas e essas escolhas precisam ser as mais assertivas possíveis, afinal são elas que garantirão um futuro de paz, justiça, amor e esperança para todos nós”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.

Após o momento solene, enquanto o público aguardava a chegada do desfile cívico em frente à prefeitura, o artista bezerrense Anderson Alves propagou uma mensagem de paz e esperança através de suas canções, com voz e violão. O momento mais aguardado por todos os presentes nas comemorações da Independência foi a chegada do tradicional desfile cívico das escolas públicas municipais e estaduais do município. A concentração aconteceu na Praça São Sebastião, de onde os estudantes saíram e percorreram as principais ruas da cidade, passando pela Praça Centenária, Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), Rua da Matriz até à Prefeitura Municipal.

Tendo como tema principal “A paz precisa ser cultivada, dividida, ensinada e aprendida”, na terça-feira (06), o desfile das creches e escolas de Bezerros contemplou os estudantes da educação infantil e anos iniciais. Já nesta quarta-feira (07) foi a vez dos estudantes das séries finais e também do ensino médio. As bandas e fanfarras fizeram uma coreografia sincronizada e que encantou o público, com marchas envolventes e pelotões temáticos. O desfile cívico 2022 foi fruto de um trabalho intersetorial entre todas as secretarias municipais e conduzido, de forma especial, pela Secretaria de Educação do município.

“Na celebração dos 200 anos da independência do país, reforçamos a necessidade do trabalho incansável, com honestidade e atitude, para transformar nosso país a partir de Bezerros. Juntos, vamos assegurar a paz e a equidade, possibilitando a construção de um futuro livre, sustentável e próspero para as futuras gerações. Minha gratidão às escolas, aos estudantes e principalmente a população bezerrense que esteve presente nesse momento tão especial, no qual festejamos a esperança em dias melhores para nosso Brasil”, concluiu a gestora bezerrense.

Mais de 10 bandas se apresentaram e fizeram a festa ficar ainda melhor, principalmente numa data tão representativa quanto os 200 anos da Independência do Brasil. Além da Banda Musical Cônego Alexandre Cavalcanti, também marcaram presença nas comemorações as bandas da Erem Bezerros, ETE Bezerros, BAMCAC, Erem Eurico Queiroz, CEMAIC, Intermediária Rufina Borba, Clube de Assistência Nossa Senhora das Dores, bem como as bandas de Chã Grande, Gravatá e Camocim de São Félix.

Paralelamente ao desfile cívico, também foi realizado o Torneio da Independência, voltado para atletas da categoria master do Fut 7. Os jogos foram disputados no Parque Poliesportivo e contaram com a participação de aproximadamente 100 desportistas. Na ocasião, a Prefeitura Municipal fez a entrega oficial do campo Arena Park, um espaço dedicado à prática esportiva da população bezerrense.

Além da prefeita Lucielle Laurentino e da vice-prefeita Socôrro Silva, a festividade deste 07 de setembro foi prestigiada por diversas autoridades, convidados, estudantes, pais, servidores públicos municipais, gestores escolares, professores, profissionais da imprensa, músicos, artistas, entre outros, e a população em geral.

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Joelma Silva / Moyra Ferreira / Thiago Agnes.