Início PREFEITURA DE BEZERROS IMPLANTA CENTRO DE APOIO E PRESTA ASSISTÊNCIA ÀS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS NO MUNICÍPIO

Autor: Produção de Conteudo

Nas últimas 48 horas, o município de Bezerros, no Agreste pernambucano, foi atingido por fortes chuvas, que causaram grandes estragos em residências, casas comerciais, asfalto, calçamento, bueiros, entre outros pontos, tanto na cidade quanto na zona rural. A Defesa Civil do município registrou mais de 130 milímetros de chuva, em dois dias, bem acima do […]

07/11/2022 19h00 Atualizado há 1 ano atrás

Nas últimas 48 horas, o município de Bezerros, no Agreste pernambucano, foi atingido por fortes chuvas, que causaram grandes estragos em residências, casas comerciais, asfalto, calçamento, bueiros, entre outros pontos, tanto na cidade quanto na zona rural. A Defesa Civil do município registrou mais de 130 milímetros de chuva, em dois dias, bem acima do esperado para todo o mês de novembro, que era de apenas 10 milímetros, segundo previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac).

De imediato, a Prefeitura acionou equipes da “Operação Chuvas”, integradas por diversos setores e órgãos da administração municipal, os quais saíram às ruas da cidade e zona rural para acompanhar, monitorar e apoiar as áreas atingidas e os possíveis danos causados. A Defesa Civil do município também deixou uma equipe de prontidão para atender eventuais chamados de emergência.

A Prefeitura também implantou um Centro de Apoio, Informação e Orientação para prestar assistência às famílias que foram afetadas pelas chuvas. O espaço foi montado na Escola Monsenhor José Florentino de Oliveira, no Bairro Santo Amaro I, contando com diversos profissionais para dar o suporte necessário à população bezerrense. É importante destacar que não houve vítimas, mas apenas grandes danos materiais.

As equipes fizeram visitas aos locais mais afetados e prestaram toda assistência aos moradores, bem como orientaram sobre o Centro de Apoio, Informação e Orientação disponibilizado pela Prefeitura Municipal. Pelo levantamento da Secretaria de Cidadania, aproximadamente 20 famílias buscaram abrigo na casa de parentes e nenhuma precisou do espaço disponibilizado, até o momento.

Diante do panorama das chuvas já registradas e a previsão para as próximas horas, a prefeita do município, Lucielle Laurentino, decretou estado de emergência, conforme Decreto Nº 2.520, de 07 novembro de 2022. O documento, assinado pela gestora, leva em consideração o nível de precipitação pluviométrica e os danos materiais causados após o temporal que atingiu a região.

>>BEZERROS SOLIDÁRIO

Uma campanha de ajuda humanitária também foi lançada, através do Programa “Bezerros Solidário”, para arrecadar alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos, produtos de limpeza, itens para higiene pessoal, água potável, entre outros, para as famílias afetadas pelas chuvas no município. O ponto de coleta fica no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV (prédio do antigo CEEB), na Avenida Presidente Kennedy, S/N – Bairro São Sebastião. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

Vale lembrar que as equipes da Prefeitura de Bezerros estão de prontidão e em permanente comunicação entre os setores para atender possíveis solicitações da população. Em caso de emergência ou mais informações, o cidadão pode entrar em contato através dos telefones da Defesa Civil (81) 3728-6707 ou das Secretarias de Cidadania (81) 9-9139-4258, Infraestrutura (81) 9-8592-4360, Agricultura (81) 9-9328-2480.

TEXTO: Izaias Néu.
FOTO: Joelma Silva.