Início Prefeitura de Bezerros divulga balanço geral da Folia do Papangu 2020

Secretaria de Turismo e Cultura

Prefeitura de Bezerros divulga balanço geral da Folia do Papangu 2020

Considerado o maior polo de animação do interior de Pernambuco, o Carnaval de Bezerros se consolida cada vez mais como principal destino de turistas anualmente. Em 2020, a “Folia do Papangu” recebeu novamente aproximadamente 400 mil pessoas durante os oito dias de carnaval. Desse montante, só no domingo foram cerca de 200 mil foliões. O […]

04/03/2020 11h29 Atualizado há 2 anos atrás

O investimento foi de aproximadamente 1,5 milhão, sendo dividido entre a própria Prefeitura de Bezerros, os patrocinadores (BrisaNet e Pitú) e o Governo de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A estimativa é de uma movimentação de aproximadamente dez milhões de reais.

MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA
De acordo com a Prefeitura de Bezerros, o Carnaval da cidade gera aproximadamente quatro mil empregos diretos e indiretos, gerando economia e renda para diversos segmentos do trade turístico. Muitos desses empregos são gerados na rede hoteleira e gastronômica, que registou uma taxa de ocupação de 96,67%. A Prefeitura estima que houve uma movimentação de aproximadamente 10 milhões de reais durante o período carnavalesco.

ATRAÇÕES, BLOCOS E POLOS DE ANIMAÇÃO
A Folia do Papangu 2020 contou com mais de 70 blocos e troças e nove polos de animação, onde se apresentam mais de 200 atrações culturais e musicais. O decreto 565, de setembro de 2007, que exige que pelo menos 70% das atrações sejam do município, foi cumprido. Ao todo, 78,2% das apresentações foram da própria cidade, respeitando os artistas e o próprio decreto.

SEGURANÇA
O sucesso do Carnaval também se dá por conta do excelente trabalho de segurança pública. A Secretaria de Defesa Social divulgou dados animadores sobre a Folia do Papangu, com três reduções consideráveis. A taxa de homicídio foi reduzida em 100%, assim como o número de roubos de veículos. Já o número de assaltos, roubos e furtos sofreu redução de 90,91%. De acordo com a própria SDS/PE, o Carnaval de Bezerros deste ano foi considerado o mais seguro dos últimos anos.

PESQUISA
A Secretaria de Turismo e Cultura (Seturc) realizou uma pesquisa de satisfação sobre o Carnaval de Bezerros. Durante vários dias, as pessoas puderam opinar sobre várias questões ligadas à Folia do Papangu, de maneira aberta e democrática.

De acordo com a pesquisa, 54,8% das pessoas consideraram que em 2020 existiram mais papangus do que no ano anterior, enquanto 15,8% consideraram o número igual a 2019. Já 66% dessas pessoas acharam que, em 2020, o número de foliões foi maior do que no ano passado, enquanto 8% consideram o público igual ao ano anterior.

A aprovação também se estendeu às programações, aos blocos e à decoração. A programação cultural obteve 88,9% de aprovação, enquanto que a programação geral conseguiu um percentual positivo de 86,1%. A decoração carnavalesca recebeu 59,1% de aprovação, enquanto 73% consideram igual ou maior o número de blocos em 2020 em relação ao ano passado. Já sobre o Palco Principal (QG do Frevo), 61,8% das pessoas consideraram a estrutura atual mais bonita.

Outros números que impressionam são os da segurança pública e da aprovação do trabalho realizado pela Seturc. A pesquisa apontou que 85,2% das pessoas se sentiram mais seguras durante o Carnaval desse ano, enquanto 75,1% afirmaram ter visto mais policiais em 2020 do que no ano anterior. Já o trabalho da Secretaria de Turismo e Cultura, que realizou o seu primeiro Carnaval, obteve uma taxa impressionante de 94,7% de aprovação.