Prefeitura de Bezerros divulga balanço geral da Folia do Papangu 2020

Início Prefeitura de Bezerros divulga balanço geral da Folia do Papangu 2020

Prefeitura de Bezerros divulga balanço geral da Folia do Papangu 2020

Secretaria de Turismo e Cultura

Autor: Gerente Comunicação

Prefeitura de Bezerros divulga balanço geral da Folia do Papangu 2020

Considerado o maior polo de animação do interior de Pernambuco, o Carnaval de Bezerros se consolida cada vez mais como principal destino de turistas anualmente. Em 2020, a “Folia do Papangu” recebeu novamente aproximadamente 400 mil pessoas durante os oito dias de carnaval. Desse montante, só no domingo foram cerca de 200 mil foliões. O […]

04/03/2020 11h29 Atualizado há 3 meses atrás

Considerado o maior polo de animação do interior de Pernambuco, o Carnaval de Bezerros se consolida cada vez mais como principal destino de turistas anualmente. Em 2020, a “Folia do Papangu” recebeu novamente aproximadamente 400 mil pessoas durante os oito dias de carnaval. Desse montante, só no domingo foram cerca de 200 mil foliões.

O investimento foi de aproximadamente 1,5 milhão, sendo dividido entre a própria Prefeitura de Bezerros, os patrocinadores (BrisaNet e Pitú) e o Governo de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A estimativa é de uma movimentação de aproximadamente dez milhões de reais.

MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA
De acordo com a Prefeitura de Bezerros, o Carnaval da cidade gera aproximadamente quatro mil empregos diretos e indiretos, gerando economia e renda para diversos segmentos do trade turístico. Muitos desses empregos são gerados na rede hoteleira e gastronômica, que registou uma taxa de ocupação de 96,67%. A Prefeitura estima que houve uma movimentação de aproximadamente 10 milhões de reais durante o período carnavalesco.

ATRAÇÕES, BLOCOS E POLOS DE ANIMAÇÃO
A Folia do Papangu 2020 contou com mais de 70 blocos e troças e nove polos de animação, onde se apresentam mais de 200 atrações culturais e musicais. O decreto 565, de setembro de 2007, que exige que pelo menos 70% das atrações sejam do município, foi cumprido. Ao todo, 78,2% das apresentações foram da própria cidade, respeitando os artistas e o próprio decreto.

SEGURANÇA
O sucesso do Carnaval também se dá por conta do excelente trabalho de segurança pública. A Secretaria de Defesa Social divulgou dados animadores sobre a Folia do Papangu, com três reduções consideráveis. A taxa de homicídio foi reduzida em 100%, assim como o número de roubos de veículos. Já o número de assaltos, roubos e furtos sofreu redução de 90,91%. De acordo com a própria SDS/PE, o Carnaval de Bezerros deste ano foi considerado o mais seguro dos últimos anos.

PESQUISA
A Secretaria de Turismo e Cultura (Seturc) realizou uma pesquisa de satisfação sobre o Carnaval de Bezerros. Durante vários dias, as pessoas puderam opinar sobre várias questões ligadas à Folia do Papangu, de maneira aberta e democrática.

De acordo com a pesquisa, 54,8% das pessoas consideraram que em 2020 existiram mais papangus do que no ano anterior, enquanto 15,8% consideraram o número igual a 2019. Já 66% dessas pessoas acharam que, em 2020, o número de foliões foi maior do que no ano passado, enquanto 8% consideram o público igual ao ano anterior.

A aprovação também se estendeu às programações, aos blocos e à decoração. A programação cultural obteve 88,9% de aprovação, enquanto que a programação geral conseguiu um percentual positivo de 86,1%. A decoração carnavalesca recebeu 59,1% de aprovação, enquanto 73% consideram igual ou maior o número de blocos em 2020 em relação ao ano passado. Já sobre o Palco Principal (QG do Frevo), 61,8% das pessoas consideraram a estrutura atual mais bonita.

Outros números que impressionam são os da segurança pública e da aprovação do trabalho realizado pela Seturc. A pesquisa apontou que 85,2% das pessoas se sentiram mais seguras durante o Carnaval desse ano, enquanto 75,1% afirmaram ter visto mais policiais em 2020 do que no ano anterior. Já o trabalho da Secretaria de Turismo e Cultura, que realizou o seu primeiro Carnaval, obteve uma taxa impressionante de 94,7% de aprovação.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade