PREFEITURA DE BEZERROS COMEMORA 152 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM ENTREGAS PARA POPULAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEZERROS PERNAMBUCO > Esportes e Juventude > PREFEITURA DE BEZERROS COMEMORA 152 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM ENTREGAS PARA POPULAÇÃO

PREFEITURA DE BEZERROS COMEMORA 152 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM ENTREGAS PARA POPULAÇÃO


 

Bezerros, no Agreste pernambucano, é conhecido nacionalmente como a “Terra do Papangu” e berço de artistas renomados da cultura brasileira. O município completou 152 anos de emancipação política, nesta quarta-feira (18), com uma série de entregas para a população bezerrense. A cerimônia contou com a presença de autoridades, lideranças políticas, atletas, servidores públicos, representantes das escolas municipais, entre outros, além da população em geral.

O primeiro momento do dia foi dedicado à tradicional “Corrida da Emancipação”, que voltou a ser realizada após dois anos (devido à pandemia). A corrida contou com a participação de mais de 100 atletas, entre homens e mulheres, das categorias mirim a sênior, que percorreram aproximadamente 6 km do perímetro urbano. Todos os participantes receberam medalha de participação no evento. Já os vencedores foram contemplados com troféus, medalhas e uma premiação simbólica em dinheiro. 

Após a corrida, houve o hasteamento oficial das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e de Bezerros, com execução do hino nacional e do município pela Banda Musical Cônega Alexandre Cavalcanti. Em seguida, aconteceu às falas dos representantes dos poderes judiciário, legislativo e executivo, além de uma homenagem, em poesia, feita pelos estudantes da rede municipal de ensino. Por fim, o corte do bolo simbólico aos 152 anos de emancipação. 

Durante sua fala oficial, a prefeita Lucielle Laurentino fez o anúncio de importantes ações e investimentos de infraestrutura para a população bezerrense, como a pavimentação asfáltica em novas vias do município, inclusive o Distrito de Sapucarana. A gestora também fez a entrega de sete novos veículos para reforço na frota municipal da saúde. São duas novas ambulâncias e cinco carros tipo hatch. Os veículos darão suporte aos profissionais de saúde no atendimento às comunidades mais distantes, ao Transporte Fora do Domicílio (TFD) e transferência de pacientes.

A manhã desta quarta-feira terminou com a celebração da Missa Solene em Ação de Graças pelos 152 anos de emancipação política, na Matriz de São José.

>>HISTÓRIA E TRADIÇÃO

Conhecido nacionalmente como “Terra do Papangu”, Bezerros tem sua origem datada por volta de 1740, quando foi implantado um comércio de gado na localidade. Ao passar dos dias, teve início um povoado que deu origem a nossa cidade. Muitas versões da história tentam explicar o nome do município, sendo que o primeiro diz respeito ao sobrenome da Família Bezerra, proprietária de grandes terras na região. A segunda, e mais conhecida versão da história, é que um dos filhos da Família Bezerra se perdeu na mata e após uma promessa feita a São José, a criança foi encontrada com vida, debaixo de uma árvore, local onde, posteriormente, foi erguida a capelinha de devoção a São José dos Bezerros, atual Igreja Matriz.

Bezerros foi estabelecido como município através da Lei Nº 919, de 18 de maio de 1870. Por ocasião da Divisão Administrativa de 1911, o município contava com os distritos da Sede, de Camocim e de São Miguel, e na Segunda Divisão de 1933, teve o acréscimo de Sapucaia. Mais tarde, o distrito de Camocim passou a ser Camocituba, São Miguel passou a ser Sairé e Sapucaia passou a ser Sapucarana.

Em 29 de novembro de 1953, em virtude da Lei Estadual, extinguiu-se o distrito de Camocituba e criou-se o município de Camocim de São Félix. Já em 1963, por força da Lei Estadual, o Distrito de Sairé foi elevado à categoria de município, deixando assim o município dos Bezerros com os distritos: Sede e Sapucarana. E através da Lei Municipal em 1968, o vilarejo de Boas Novas também tornou-se distrito de Bezerros.

O dia 18 de maio ficou estabelecido na história como o Dia da Emancipação Política de Bezerros, que, atualmente, tem uma população de mais de 60 mil habitantes e sua economia baseada na agricultura. Bezerros é um dos maiores produtores de tomate da região e também destaca-se pela fabricação de bolos e doces e do turismo, recebendo milhares de turistas e visitantes durante o ano inteiro, principalmente na época do carnaval e do São João.

>>CARNAVAL DO PAPANGU

Quando se fala da época carnavalesca, Bezerros tem muita propriedade, afinal, é o terceiro maior polo da festividade em Pernambuco e detém o título de “Terra do Papangu”, a principal figura do carnaval, que é irreverente, coberta dos pés a cabeça por uma fantasia e mascarado das mais diversas formas.

A folia do papangu inicia-se nos sábados e é finalizada na quarta-feira de cinzas. Tendo no domingo de carnaval o Bloco dos Papangus, sendo este o mais conhecido e que deixa a cidade lotada de foliões e papangus. Os blocos de papangus são acompanhados de orquestras de frevo e carros de sons, desfilando pelas principais ruas da cidade até a Praça da Bandeira, no Centro da cidade, quartel-general do carnaval, onde outros papangus incorporam-se à festa.

>>SÃO JOÃO NA SERRA NEGRA

O clima frio, as belas paisagens naturais, o sabor peculiar das comidas típicas, o autêntico forró pé-de-serra, os grupos culturais e pontos turísticos são alguns dos atrativos que encantam quem mora ou visita o município, em especial o principal palco do São João: a Serra Negra.

Durante o mês de junho, milhares de pessoas percorrem os 10 km, entre a cidade e o Distrito da Serra Negra, para desfrutar das belas paisagens naturais e o clima aconchegante, com temperatura média de 16 graus e sensação térmica que chega a 12 graus, tornam a festa ainda mais atraente para os bezerrenses e turistas que visitam a Serra Negra. Os festejos juninos acontecem nos finais de semana do mês de junho e contam com várias apresentações artísticas e culturais para todas as idades.

As duas festividades são sucesso no calendário de eventos do município, pois possibilitam que milhares de foliões e forrozeiros, dos mais diversos estados do país, venham conhecer as riquezas culturais e turísticas do nosso município.

TEXTO: Gabriel Galvão / Vitória Carvalho.
FOTOS: Thiago Agnes / Alex Matos.

 

image_pdf

INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal dos Bezerros
Endereço: Praça Duque de Caxias, 88 Térreo – Centro – Bezerros – PE
CEP: 55660-000
CNPJ: 10.091.510/0001-75
E-mail: prefeituradebezerros@gmail.com
Horário Funcionamento:  07h as 13h, de segunda a sexta-feira.

Ouvidoria
Endereço:
Praça Duque de Caxias, 9, Edifício José Ferraz, Primeiro Andar – Centro – Bezerros – PE
CEP:
55660-000
Horário Funcionamento: 07h as 13h, de segunda a sexta-feira.

REDES SOCIAIS

Skip to content