Início PREFEITA LUCIELLE LAURENTINO FAZ ACOLHIDA AOS ESTUDANTES DO PROJETO “EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA”, DESENVOLVIDO PELA UNESCO, INSTITUTO ÊXITO E PREFEITURA DE BEZERROS

PREFEITA LUCIELLE LAURENTINO FAZ ACOLHIDA AOS ESTUDANTES DO PROJETO “EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA”, DESENVOLVIDO PELA UNESCO, INSTITUTO ÊXITO E PREFEITURA DE BEZERROS [layerslider id=”157″]   Com o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo dentro da sala de aula e despertar o protagonismo infantojuvenil no município, a prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, fez […]

18/08/2022 11h40 Atualizado há 2 anos atrás

[layerslider id=”157″]

Com o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo dentro da sala de aula e despertar o protagonismo infantojuvenil no município, a prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, fez a acolhida aos mais de 100 estudantes selecionados para participar do Projeto “Empreendedorismo na Escola”, uma iniciativa pioneira desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), através do Instituto Êxito de Empreendedorismo, em parceria com a Prefeitura Municipal.

“A Unesco tem um protagonismo mundial no que diz respeito à educação e ser escolhido pelo Instituto Êxito, como parceiros, é uma janela de oportunidade única. Assertivo e conectado com as necessidades do século, o projeto piloto de empreendedorismo na escola tem como premissa fundamental identificar as potencialidades de nossos estudantes, tanto na criação quanto no desenvolvimento de novos negócios, principalmente pondo em prática características que norteiam o projeto de vida de cada um. É um caminho para revelar os talentos do futuro e transformar o lugar onde vivemos”, destacou a gestora Lucielle, que também é embaixadora da iniciativa no Brasil.

Bezerros é o primeiro município do Brasil a receber o modelo piloto, que oferece o curso “Lições de empreendedorismo para o alcance de uma educação emancipadora e transformadora” e contempla estudantes das redes públicas e privadas de ensino fundamental e médio. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica entre as instituições e busca desenvolver competências pessoais, técnicas, gerenciais e sociais.

“Estou muito feliz por nosso município ter sido escolhido como o primeiro do Brasil para vivenciar as lições empreendedoras dessa parceria. Afinal, é uma oportunidade riquíssima de aprendizagem, é uma responsabilidade que nos motiva, principalmente por saber que nossos adolescentes e jovens podem aplicar seus repertórios, planejar o futuro e ver seus sonhos realizados através da educação”, concluiu a prefeita bezerrense.

Os estudantes selecionados contam com 16 lições empreendedoras que estão pautadas nos pilares de uma educação emancipadora, plano de negócios, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e visão empreendedora, com certificação ao final do curso. A carga horária é de duas horas por lição.

Conforme calendário do projeto, serão quatro meses de aulas, de forma quinzenal e aos sábados, no Colégio Municipal Desembargador Felismino Guedes e no Centro Municipal de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Cemaic). Todos os estudantes já receberam o kit com o material de estudo.

>>EMBAIXADORA

Fruto da educação pública e com vasta experiência em projetos de educação, tanto de organizações sem fins lucrativos quanto empresas e iniciativas públicas e privadas que desenvolvem projetos inovadores voltados para o campo educacional do país, a prefeita Lucielle Laurentino viabilizou junto ao Instituto Êxito e à Unesco, a implantação do projeto piloto de “Empreendedorismo na Escola” no município, oferecendo aos estudantes do ensino fundamental e médio, da rede pública e privada, a oportunidade de empreender dentro da sala de aula. Por seu protagonismo, atuação social e liderança pública, Lucielle foi reconhecida como embaixadora oficial do empreendedorismo educacional pelas entidades envolvidas no projeto.

TEXTO: Izaias Néu.
FOTOS: Joelma Silva / Moyra Nascimento.
ARTE: Eduardo Lemos.