Início Outubro Rosa: UBS Cruzeiro promoveu ação em Bezerros

Outubro Rosa: UBS Cruzeiro promoveu ação em Bezerros

Aconteceu, na manhã da quarta-feira (10), uma ação sobre a Campanha Outubro Rosa, realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro do Cruzeiro. A palestra foi conduzida pela enfermeira chefe, Thaís França, e também pelas estagiárias do curso de Enfermagem da Asces, Nerine Câmara e Brunna Souza. O câncer de mama, também […]

11/10/2018 14h25 Atualizado há 5 anos atrás

O câncer de mama, também chamado de carcinoma da mama, é uma doença grave e comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Com probabilidade que ocorrer após a menopausa, que geralmente acontece aos 50 anos de idade, esse tipo de câncer tem como fatores de risco o sedentarismo, alcoolismo e tabagismo.

A equipe conversou com cerca de 40 mulheres da comunidade local, tendo o intuito de esclarecer dúvidas, como a origem do tumor, causa, tipos de alertas e diagnóstico. Foi ressaltada a importância da realização dos exames de mamografia, ultrassom e do autoexame, que pode ser realizado uma vez por mês, após o período menstrual, para identificar sinais da doença. Após a realização desses exames, caso exista algum nódulo, é necessária a realização da biópsia para identificar o tipo de tumor, podendo ser maligno ou benigno.

A enfermeira da UBS Cruzeiro, Thaís França, lembrou da importância de realizar atividades físicas para a prevenção do câncer de mama e outras doenças. Ela também afirmou que o Programa Vida Ativa, iniciativa da Prefeitura de Bezerros, é um ótimo incentivo para dar adeus ao sedentarismo. Severina Maria, de 73 anos, moradora da comunidade, relatou que participa do grupo há seis anos como forma de cuidado com a própria saúde e bem estar.

Por Camila Silva (estagiária)