Início Oficina Agreste Frevo de Bezerros homenageia personalidades com composições inéditas

Secretaria de Turismo e Cultura

A Oficina Agreste Frevo, de Bezerros – PE, preparou para 2019 um repertório bem diversificado e, como novidade, traz frevos que homenageiam personalidades locais e do interior de Pernambuco. O projeto criado em 2013 tem como responsável o médico e músico Jacques Vasconcelos. Com um repertório que mescla o tradicional e o moderno em canções […]

08/01/2019 12h40 Atualizado há 1 ano atrás

A Oficina Agreste Frevo, de Bezerros – PE, preparou para 2019 um repertório bem diversificado e, como novidade, traz frevos que homenageiam personalidades locais e do interior de Pernambuco. O projeto criado em 2013 tem como responsável o médico e músico Jacques Vasconcelos. Com um repertório que mescla o tradicional e o moderno em canções consagradas e novas produções, pretende equilibrar as apresentações para proporcionar ao público em geral o acesso às novidades e incorporações destas obras paulatinamente ao contexto histórico atual e futuro do frevo.

Diante da difusão deste projeto, atuais e futuras gerações de compositores podem ser estimuladas para ampliar suas produções de novas canções no que se refere ao frevo, para que suas músicas sejam executadas por esta orquestra que tem como ideologia promover o interesse, difusão e aumento do acervo das canções para a história do frevo.

Na execução da proposta, o repertório é mesclado por composições consagradas e desconhecidas, como frevos de Zito Farias, além de recentes produções autorais da Oficina Agreste Frevo – OAF que buscou homenagear nomes de artistas representantes do agreste pernambucano em diversas áreas culturais, a exemplo do artesanato, artes plásticas e xilogravura/literatura de cordel, pelos nomes de Mestre Vitalino e filho, Severino Vitalino, em “Vitalino: Moldando O Frevo’; Lula Vassoureiro, em “Vassoureiro No Frevo”; Roberval Lima, em “Roberval: Desenhando O Frevo” e J.Borges, em ‘J. Borges No Passo’. Entre os homenageados com destaque na música, encontra-se a maior influência para este projeto no nome de Zito Farias, em “Talentozito” e Mozart Vieira, em “Mozart Do Agreste”. Em 2019, a OAF comemora cinco anos de existência e hoje possui entre seus integrantes 16 músicos. Grande parte são componentes da centenária Banda Musical Cônego Alexandre Cavalcanti, de Bezerros; incluindo dois cantores.