Nota de esclarecimento

A Secretaria de Saúde de Bezerros esclarece que a Unidade de Pronto Atendimento 24h – UPA do município dispõe, todos os dias, de dois médicos de plantão para atender à população e que, no último sábado (27), um dos profissionais testou positivo para o Coronavírus e teve que se ausentar da unidade hospitalar. O outro profissional foi acionado para atender uma ocorrência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, na qual o paciente precisou ser transferido para o Hospital da Restauração, no Recife. A UPA recebe uma média diária de seis casos de transferência por dia (180 por mês, em média).

Nesse intervalo de tempo, a equipe da UPA foi surpreendida por um popular que estava exaltado e verbalmente agressivo com os profissionais da unidade de saúde. Mesmo a recepcionista explicando que não seria possível fazer o atendimento naquele momento, visto que era necessário aguardar o retorno do médico plantonista, o popular continuou desrespeitando a equipe e causando barulho aos pacientes internos na unidade. O vigilante, então, solicitou que o popular aguardasse fora do ambiente para evitar maiores transtornos, ainda assim, o homem continuou exaltado e foi gentilmente convidado a se retirar para área externa da UPA.

A secretaria esclarece ainda que, no episódio narrado, os profissionais de saúde mantiveram uma postura ética e civilizada, prezando pelo respeito, mesmo diante da situação tensa gerada pelo popular que, inclusive, estava usando a máscara de proteção individual de forma errada (fora do nariz) dentro do ambiente hospitalar.

Importante ressaltar que, boa parte dos mais de 200 atendimentos, em média, feitos por dia na Unidade de Pronto Atendimento estão sendo de casos clínicos ambulatoriais, que devem ser feitos pela atenção primária. Por isso, orientamos a população que só procure à UPA 24h para casos de urgência e emergência. Em virtude da pandemia, só é permitido acompanhamento de pacientes em casos específicos como quem tem criança, idosos, deficientes, gestantes, etc, para evitar o risco de contaminação.

Prefeitura de Bezerros – Fazendo Acontecer!

image_pdf

INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal dos Bezerros
Endereço: Praça Duque de Caxias, 88 Térreo – Centro – Bezerros – PE
CEP: 55660-000
CNPJ: 10.091.510/0001-75
E-mail: prefeituradebezerros@gmail.com
Horário Funcionamento:  07h as 13h, de segunda a sexta-feira.

Ouvidoria
Endereço:
Praça Duque de Caxias, 9, Edifício José Ferraz, Primeiro Andar – Centro – Bezerros – PE
CEP:
55660-000
Horário Funcionamento: 07h as 13h, de segunda a sexta-feira.

REDES SOCIAIS

Skip to content