MESMO SEM A FOLIA NAS RUAS, BEZERROS MANTÉM VIVA TRADIÇÃO DO PAPANGU

Início MESMO SEM A FOLIA NAS RUAS, BEZERROS MANTÉM VIVA TRADIÇÃO DO PAPANGU

MESMO SEM A FOLIA NAS RUAS, BEZERROS MANTÉM VIVA TRADIÇÃO DO PAPANGU

Desenvolvimento SocialEsportes e JuventudeGabinete da PrefeitaInstituto de Previdência Municipal dos BezerrosSecretaria da Administração e InovaçãoSecretaria da FazendaSecretaria de Agricultura e Desenvolvimento SustentávelSecretaria de CidadaniaSecretaria de EducaçãoSecretaria de InfraestruturaSecretaria de SaúdeSecretaria de Turismo e Cultura

Autor: Gerente Comunicação

MESMO SEM A FOLIA NAS RUAS, BEZERROS MANTÉM VIVA TRADIÇÃO DO PAPANGU

MESMO SEM A FOLIA NAS RUAS, BEZERROS MANTÉM VIVA TRADIÇÃO DO PAPANGU [layerslider id=”108″] Mesmo diante da ausência dos festejos de rua e das restrições geradas pela pandemia da Covid-19, o município de Bezerros, no Agreste pernambucano, mantém viva a tradição do Papangu que, além de símbolo da cidade, representa a riqueza cultural de um […]

27/02/2022 21h49 Atualizado há 9 meses atrás

MESMO SEM A FOLIA NAS RUAS, BEZERROS MANTÉM VIVA TRADIÇÃO DO PAPANGU


[layerslider id=”108″]

Mesmo diante da ausência dos festejos de rua e das restrições geradas pela pandemia da Covid-19, o município de Bezerros, no Agreste pernambucano, mantém viva a tradição do Papangu que, além de símbolo da cidade, representa a riqueza cultural de um povo forte, guerreiro e acolhedor. São mais de 100 anos festejando a magia dos mascarados, a beleza das fantasias e a irreverência do frevo no pé.

Terra da romã, do granito, dos bolos e doces, do artesanato, da xilogravura, da Serra Negra… Terra de muitos nomes, de muitas cores, de muitos ritmos, muitos sabores e um só sentimento: amor pela Folia do Papangu. Mesmo sem os mais de 50 blocos desfilando pelas ruas, sem as fachadas das casas decoradas, concursos de fantasias, apresentações culturais e artísticas, entre outros atrativos do carnaval, Bezerros vive a memória da sua cultura.

Ao longo do período carnavalesco, entre os dias 25 de fevereiro e 02 de março de 2022, a Secretaria de Cultura e Turismo está promovendo algumas ações de valorização da figura do papangu, tanto através de produções audiovisuais quanto de ações de campo como uma singela decoração na Praça Duque de Caxias, no centro, e a distribuição do “Angu Solidário” em algumas comunidades carentes da cidade. O papangu sempre presente em cada iniciativa.

Também está ocorrendo uma força-tarefa junto à Secretaria de Saúde para que todos os protocolos de segurança sanitária sejam seguidos, inclusive com campanha educativa na feira livre, apoio na vacinação infantil (com distribuição de máscaras personalizadas do papangu) e barreiras sanitárias na cidade e no Distrito da Serra Negra, principal ponto turístico do município, que recebe dezenas de visitantes durante o ano inteiro.

São mais de 300 profissionais, dos mais diversos setores da administração municipal, envolvidos nas ações e determinados a vivenciar, junto com nossa população, o período carnavalesco com muita alegria, descontração, solidariedade e principalmente esperança de que, em breve, estaremos nas ruas festejando nosso tradicional Carnaval do Papangu.

Nas redes sociais oficiais do município, estão sendo feitas postagens com a identidade visual peculiar do papangu. Uma forma de aproximar os internautas, gerando saudade e boas lembranças das histórias de carnaval dos foliões. Pequenos vídeos contam um pouco da tradição e riqueza da cultura bezerrense, principalmente sobre o anfitrião dos festejos: o papangu. A frase marcante diz que “PARUANO” A MÁSCARA É A NOSSA!

Aos amantes e apaixonados pelos festejos de momo, fica o pedido para que continuem se protegendo e cuidando das pessoas que amam, pois em 2023 estaremos juntos celebrando o maior e melhor carnaval do interior do Brasil, a folia do nosso Papangu, em Bezerros. 

 

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Alex Matos / Moyra Ferreira / Thiago Agnes.


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade