Início Lixão de Bezerros é desativado

Desenvolvimento Social

Lixão de Bezerros é desativado

Após muitos anos causando problemas ao meio ambiente e à saúde dos moradores da cidade, Bezerros avançou na forma de tratar a questão dos resíduos sólidos. O depósito de lixo a céu aberto de Bezerros não mais receberá resíduos produzidos pela população. “O primeiro passo foi a publicação do edital de licitação para a contratação […]

17/01/2020 12h39 Atualizado há 4 anos atrás

“O primeiro passo foi a publicação do edital de licitação para a contratação de um Centro de Tratamento de Resíduos, em paralelo ao estudo social da área denominada como lixão de Bezerros, e a criação de um grupo de trabalho para abordar este assunto, que é tão importante e precisava de uma solução urgente”, explicou o secretário de Governo, Marconi Andrade. Durante a última quarta-feira (15), foi realizada uma reunião entre a equipe da Prefeitura de Bezerros e todas as famílias que trabalham no lixão e de lá retiram o seu sustento. A ação fez parte do Projeto Transformação, que busca assistir essas famílias, dando todo o suporte necessário para este processo de mudança. Durante um ano, a Prefeitura irá assegurar-lhes benefícios de proteção social, além do desenvolvimento de cursos e oficinas para que esses indivíduos se profissionalizem, tenham uma oportunidade e sejam inseridos no mercado de trabalho.

“A ideia é que também seja montada uma cooperativa, visto que muitos deles já afirmaram que desejam continuar trabalhando com a triagem do lixo. Enquanto gestão municipal, nós daremos todo o apoio e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que esta mudança seja o mais confortável possível para essas pessoas”, completou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Luciana Dutra.

Parte do material coletado já está sendo enviado e descartado no Centro de Tratamento de Resíduos – CTR Caruaru, atingindo em breve a sua totalidade. Os valores referentes à desativação do lixão e descarte no CTR são custeados pelo próprio município. “Um sonho bastante antigo dos bezerrenses, que causava muitos problemas e agora finalmente está sendo resolvido. Mais um importante passo para o progresso da nossa cidade”, lembrou o prefeito Breno Borba.