Laboratório Municipal volta a funcionar

PREFEITURA MUNICIPAL DOS BEZERROS PERNAMBUCO > Saúde > Laboratório Municipal volta a funcionar

A Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Saúde, reinaugurou o Laboratório Municipal de Análises Clínicas. Em funcionamento há algumas semanas, o departamento agora está interligado às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, Unidade Mista São José, Clínica da Mulher e Policlínica Narciso Lima.

O procedimento consiste em o paciente procurar uma das unidades de saúde citadas anteriormente. Lá, o médico responsável solicita os exames necessários. O material é colhido no próprio departamento, encaminhado ao laboratório, que faz a análise e envia o resultado de volta para o mesmo setor. “Trabalhamos totalmente integrados a todos os departamentos de saúde do município. Estamos em processo de adaptação, no qual o serviço de ambulatório é feito desta forma. Em breve, o laboratório funcionará 24h por dia, com o objetivo de atender as demandas de emergência, solicitadas pela Unidade Mista”, explica Jaciane Mendes, biomédica e coordenadora do Laboratório Municipal.

Entre os exames realizados, estão hemograma completo, glicose, colesterol total e frações, triglicerídeos, ureia, creatinina, ácido úrico, bilirrubina total e frações, TGO, TGP, amilase, gama GT, CK, CKMB, fosfatase alcalina, proteínas totais, cálcio, sumário de urina, parasitológico de fezes, VHS, TP+AE, VDRL, PCR, AEO/ASO, latex/fator reumatoide, beta HCG (qualitativo), GS / fator RH e TS / TC. “Posteriormente, também serão ofertados exames hormonais e sorologia”, completou a coordenadora.