Início IBGE e Prefeitura de Bezerros promovem 2ª reunião de alinhamento e atualização sobre Censo 2022

Secretaria da Administração e Inovação

Autor: Produção de Conteudo

28/09/2022 16h24 Atualizado há 1 ano atrás

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Prefeitura de Bezerros promoveram, ontem (terça-feira, 27), a segunda reunião de planejamento e alinhamento sobre o Censo Demográfico 2022. O encontro teve como objetivo acolher as demandas dos profissionais do Instituto, discutir sobre o suporte necessário para continuidade do levantamento de dados, nas zonas rural e urbana, e atualizar o andamento dos trabalhos no município. A coleta segue até o dia 31 de outubro deste ano.

“Este momento é de fundamental importância para que possamos, enquanto prefeitura, unidos aos demais atores da sociedade civil como Câmara Municipal, Ministério Público, empresários, representantes de classes, empreendedores, servidores públicos, entre outros, entender o atual status do levantamento dos dados do Censo Demográfico e medir as ações que foram desenvolvidas pelo IBGE e pela Prefeitura de Bezerros. É um trabalho conjunto que tem como objetivo fornecer todas as condições necessárias para coleta dos dados e assim direcionar, cada vez mais, os investimentos da gestão para melhoria das nossas políticas públicas que beneficiam especialmente o cidadão bezerrense”, destacou o secretário de Administração e Inovação, Bruno Clisman.

Com foco na transparência do processo, a equipe do IBGE apresentou um panorama sobre o trabalho da equipe, quais os critérios e metodologias adotadas, área de cobertura, identificação dos recenseadores, as dificuldades encontradas na coleta dos dados, como tem sido a recepção dos moradores, combate as fakes news, recusas e ausências, apoio operacional do município, entre outros pontos.

Os dados começaram a ser coletados no dia 1º de agosto deste ano, a partir da divisão do território em 128 setores. A coleta é feita diretamente nas residências, através de um profissional credenciado pelo IBGE e devidamente identificado para esse processo. Em Bezerros, são 34 recenseadores, 06 agentes supervisores, 01 agente municipal e 01 coordenador de subárea atuando para o levantamento de dados do Censo 2022.

“As reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo são encontros realizados no antes, no durante e no pós coleta regular dos dados, tendo como objetivo dialogar com os principais representantes do poder público para aprimorar as ferramentas de execução da pesquisa, apoio logístico e dar transparência ao trabalho dos recenseadores, com a voz ativa de todos que queiram colaborar com a melhoria dos processos desenvolvidos pelo IBGE no município”, abordou o coordenador censitário do IBGE, Sérgio Soares.

Participaram do segundo encontro, o secretário de Administração e Inovação de Bezerros, Bruno Clisman, a superintendente de Inovação, Bianca Sabrina, servidores municipais das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Cidadania, Educação, Governo, Saúde, Debetrans e Guarda Civil Civil, representante da Câmara Municipal, além do coordenador censitário de área, Sérgio Soares, do coordenador censitário subárea, Brendon Felipe, do agente censitário supervisor, Lucas Lemos, e da agente censitário municipal, Bruna Marcela.

>>PRIMEIRO ENCONTRO

A primeira reunião entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Prefeitura de Bezerros para acolhida, planejamento e alinhamento do Censo Demográfico 2022, foi promovida no dia 18 de agosto deste ano. Na ocasião, através da Secretaria de Administração e Inovação, o município se colocou à inteira disposição das equipes do IBGE para auxiliar na execução da coleta dos dados e informações junto a população bezerrense, tanto da zona rural quanto da zona urbana.

>>CENSO DEMOGRÁFICO 2022

O Censo cria um retrato da população e sua condição de vida no Brasil. A coleta de dados abrange pontos como renda, emprego, escolaridade, saúde, infraestrutura e saneamento básico. O levantamento coleta informações essenciais para implementação de políticas públicas, desenvolvimento social e investimentos, tanto públicos como privados.

Com a coleta dos dados, o governo federal pode distribuir os recursos dos Fundos de Participação de Estados e Municípios. Também serve para estimar o número de pessoas que necessitam de benefícios sociais e quanto os estados precisam investir em saúde, educação, transporte e obras sanitárias.

>>CENSO DEMOGRÁFICO EM NÚMEROS

O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. Aproximadamente 183 mil recenseadores vão de porta em porta, em todos os 5.570 municípios do país. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 632 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.494 grupamentos indígenas.

Mais informações podem ser consultadas diretamente no site oficial do Censo Demográfico 2022, através do endereço eletrônico: https://censo2022.ibge.gov.br/.

TEXTO: Izaias Néu.
FOTOS: Moyra Nascimento.