Folc Popular comemora 18 anos

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEZERROS PERNAMBUCO > Cultura > Folc Popular comemora 18 anos

Este sábado, dia 06, ficou marcado pelas comemorações do Grupo de Danças Folclóricas Folc Popular, um ícone da cultura bezerrense, que já alçou voos distantes para representar a cidade dos papangus, em festivais de dança e cultura popular pelo Brasil. Na verdade o grupo começou em 1995, no Clube de Assistência Social Nossa Senhora das Dores (CASNSD) sob o comando da professora Milleide Santos, que não imaginava chegar tão longe, pois não era esse o seu objetivo, afinal ela era professora em sala de aula. Entretanto, com a chegada em Bezerros do coreógrafo olindense Carlos Marques, todos os componentes do grupo foram fazer parte de outro grupo famoso na cidade, o Papanguarte, onde permaneceram até 2001, quando Milleide resolveu trilhar seu próprio caminho e fundou o Folc Popular.

Daí por diante o grupo passou a se destacar em vários festivais de danças folclóricas pelo Sul do Brasil, participando de um intercâmbio, levando a nossa cultura a cidades daquela região, como: Piratuba, Saranduba, Machadinho, Cascavel e Blumenau, onde aconteceu o auge do grupo, em razão da grandeza do evento. O sucesso em Blumenau foi tão grande que o grupo voltou a se apresentar por seis anos consecutivos sendo destaque no FestFolk de Blumenau. A primeira apresentação fora de Bezerros no entanto, foi em Olinda no Centro de Convenções, onde o grupo apresentou o espetáculo carro chefe, Papangus em Folia e Nordeste em Festa, em evento que contou com a presença do governador do estado e várias autoridades pernambucanas, que aplaudiram calorosamente os dançarinos bezerrenses.

Segundo nos informou a professora Milleide, desde 2001, já passaram pelo Folc Popular, 1.543 jovens bezerrenses que além da dança, tiveram aulas de boas maneiras, sexualidade, drogas, saúde, higiene e comportamento. Atualmente o grupo é presença garantida no Carnaval dos Papangus e São João da Serra Negra e já esteve duas vezes no Festival de Cultura de Passa e Fica no Rio Grande do Norte. A festa de comemoração reuniu os dançarinos de longas datas, chamados carinhosamente de veteranos e os novos jovens que compõem o grupo. Os veteranos deram um verdadeiro show de coreografia revivendo os áureos tempos e assistiram um vídeo com momentos inesquecíveis , e vibraram muito ao verem suas performances ainda crianças; Em ritmo de confraternização o cantor Luizinho Moreno fez uma apresentação e assim foi encerrada a festa de 18 anos do Grupo de Danças Folclóricas Folc Popular.

image_pdf

Leave a Reply

INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal dos Bezerros
Endereço: Praça Duque de Caxias, 88 Térreo – Centro – Bezerros – PE
CEP: 55660-000
CNPJ: 10.091.510/0001-75
E-mail: prefeituradebezerros@gmail.com
Horário Funcionamento:  07h as 13h, de segunda a sexta-feira.

REDES SOCIAIS

Skip to content