Início CMAS E PREFEITURA DE BEZERROS PROMOVEM 14ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Secretaria de Cidadania

Autor: Produção de Conteudo

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Cidadania, promoveram, na última quarta-feira (24), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, com a participação de representantes da sociedade civil, entidades de classe, poder público, trabalhadores e usuários da assistência social. O evento foi realizado no auditório da […]

25/05/2023 10h00 Atualizado há 10 meses atrás

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Cidadania, promoveram, na última quarta-feira (24), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, com a participação de representantes da sociedade civil, entidades de classe, poder público, trabalhadores e usuários da assistência social. O evento foi realizado no auditório da Escola Técnica Maria José de Vasconcelos (ETE Bezerros), no Bairro Santo Amaro II.

Este ano, o tema central foi: “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, sendo discutidos cinco eixos temáticos. O primeiro eixo discutiu sobre financiamento e orçamento como gestão de compromisso e responsabilidade dos entes federativos para garantia de direitos socioassistenciais. O segundo eixo debateu sobre controle social, a partir da qualificação e estruturação das diretrizes democráticas e participativas..

Também foi debatido, no terceiro eixo, a articulação entre os segmentos e como potencializar a participação social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O quarto eixo abordou os serviços, programas e projetos, a partir da universalização do acesso e a integração dos serviços e direitos do SUAS. Por fim, o quinto e último eixo contemplou os benefícios e transferência de renda, diante da necessidade de proteção social na reconfiguração do SUAS.

A conferência contou com a participação da vice-prefeita de Bezerros, Socôrro Silva, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mayara Soarez, da Secretária de Cidadania, Daylma Lima, do vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Carlos Eduardo, gerentes, coordenadores, representantes de entidades de classe, sociedade civil, usuários e trabalhadores da assistência social, convidados, e população em geral.

TEXTO: Gabriel Galvão // Izaias Néu.
FOTOS: Thiago Agnes.