Início COMDICA E PREFEITURA DE BEZERROS PROMOVEM 12ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Secretaria de Cidadania

Autor: Produção de Conteudo

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e a Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Cidadania, promoveram, na última quinta-feira (30), a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a participação de representantes da sociedade civil, entidades de classe, poder público, trabalhadores e usuários da assistência […]

31/03/2023 10h00 Atualizado há 1 ano atrás

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e a Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Cidadania, promoveram, na última quinta-feira (30), a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com a participação de representantes da sociedade civil, entidades de classe, poder público, trabalhadores e usuários da assistência social. O evento foi realizado no auditório da Escola Técnica Maria José de Vasconcelos (ETE Bezerros), no Bairro Santo Amaro II.

Este ano, o tema central foi: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, sendo discutidos cinco eixos temáticos. O primeiro eixo discutiu sobre a promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes, no contexto pandêmico e pós-pandemia. O segundo eixo tratou sobre o enfrentamento das violações e vulnerabilidades, resultantes da pandemia da Covid-19.

Também foi debatido, no terceiro eixo, a ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia da Covid-19. O quarto eixo abordou a participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, considerando o cenário pandêmico. Por fim, o quinto e último eixo contemplou a garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia da Covid-19.

A conferência contou com a participação da vice-prefeita de Bezerros, Socôrro Silva, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carlos Alberto, da Secretária de Cidadania, Daylma Lima, da articuladora do Selo Unicef no município e também secretária Bianca Sabrina (Administração e Inovação) e da secretária Ieda Campos (Saúde), gerentes e coordenadores, representantes de entidades de classe, sociedade civil, usuários e trabalhadores da saúde, além da população em geral.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Joelma Silva.