Início Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes foi tema de Fórum em Bezerros

Desenvolvimento Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram, durante a manhã desta quinta-feira (23) na Escola Técnica Estadual Maria José Vasconcelos – ETE, o Fórum de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que contou com grande presença do público que acompanhou […]

23/05/2019 19h28 Atualizado há 5 anos atrás

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram, durante a manhã desta quinta-feira (23) na Escola Técnica Estadual Maria José Vasconcelos – ETE, o Fórum de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que contou com grande presença do público que acompanhou toda a programação referente a Campanha do 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O fórum faz parte da campanha, que visa ampliar as discussões e fomentar o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, além de sensibilizar adultos a denunciarem possíveis casos de crianças e adolescentes que são vítimas.

Participaram da mesa de abertura a secretária de Desenvolvimento Social, Luciana Dutra; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rejane Vasconcelos; a secretária de Planejamento e Governo, Paula Yonara, que na ocasião representou o prefeito Breno Borba; o promotor de Justiça da Criança e do Adolescente, Flávio Henrique Souza; o vereador do município, Nivaldo Santino; o gerente da Secretaria Executiva de Políticas para a Criança do Governo do Estado, Macdouglas de Oliveira, o representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, Prof. Mallon Aragão; o superintendente municipal de Assuntos Relativos à Pessoa com Deficiência, Diego França, e o conselheiro tutelar Edinaldo Silva.

O evento foi aberto pela secretária de Desenvolvimento Social, que ressaltou a importância da ampliação do debate sobre o assunto. “É, sem dúvida, um tema de extrema importância para toda a sociedade, que precisa ser cada vez mais discutido, principalmente para que o 18 de maio não seja apenas uma data simbólica. É necessário sobretudo alertar pais e crianças, pois muitas vezes esta violência acontece dentro das casas e instituições”, destacou Luciana.

O evento contou com dois palestrantes. A primeira palestra, proferida por Macdouglas de Oliveira, foi voltada para o “Sistema de Garantias de Direitos e a Rede Socioassistencial no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A segunda palestra, de Mallon Aragão, tratou do “Estatuto da Criança e do Adolescente: conhecer os direitos para garantir a proteção”.

Ao final, houve o debate do público com os palestrantes sobre as temáticas abordadas, além da realização de homenagem às instituições educacionais do município pelo engajamento na campanha.