Caminhada celebra o Dia “D” municipal do Outubro Rosa

PREFEITURA MUNICIPAL DOS BEZERROS PERNAMBUCO > Desenvolvimento Social > Caminhada celebra o Dia “D” municipal do Outubro Rosa

Desde 1985 que se realiza o movimento Outubro Rosa, que visa disseminar cada vez mais a importância da prevenção contra o câncer de mama, um dos que mais matam mulheres no Brasil. Em Bezerros isto acontece com muita intensidade com ações desenvolvidas nas unidades de saúde, CREAS, CRAS, CCI, SCFV e no programa Vida Ativa, em ações conjuntas, envolvendo as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Assim sendo desde o primeiro dia do mês estão acontecendo palestras educativas, rodas de conversas, apresentação de vídeos, oficinas, orientações e principalmente o exame de mama, que detecta o problema e oferece amplas possibilidades de cura.

Além destas ações, as secretarias realizaram nesta sexta-feira, dia 27, uma caminhada, celebrando o Dia “D” municipal, que saiu da Praça de São Sebastião até o centro da cidade, na Praça da Bandeira, onde a professora de danças, Silvani Santos Kika, realizou uma apresentação que levou dezenas de senhoras presentes a dançarem animadamente no palco do anfiteatro. Na concentração inicial houve uma palestra educativa sobre o assunto onde enfermeiras mostraram as pessoas presentes como se deve fazer o exame de mama e da importância de os homens também fazerem, pois há casos de câncer de mama em homens embora em número bem menor. Em seguida cerca de 500 pessoas caminharam até o centro portando faixas, cartazes e adereços rosas, fazendo cada um(a) a sua parte, no intuito de chamar a tenção da população sobre o câncer de mama.