Início BEZERROS PARTICIPOU DA I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS 2022, NO RECIFE

Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável

BEZERROS PARTICIPOU DA I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS 2022, NO RECIFE Representantes da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Bezerros participaram da I Conferência Internacional sobre Resíduos Sólidos – Cirsol 2022, que ocorreu no Museu Cais do Sertão, no Recife, entre os dias 16 e 18 deste mês, e teve como tema: “A […]

19/03/2022 21h00 Atualizado há 2 anos atrás

Representantes da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Bezerros participaram da I Conferência Internacional sobre Resíduos Sólidos – Cirsol 2022, que ocorreu no Museu Cais do Sertão, no Recife, entre os dias 16 e 18 deste mês, e teve como tema: “A geração de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas”.

Com a proposta de despertar um olhar para o futuro, através das lentes do desenvolvimento sustentável, a Cirsol tornou-se um importante fórum de debates sobre a agenda nacional e internacional do meio ambiente. O encontro estimulou o debate sobre resíduos sólidos de forma multissetorial, com o objetivo de gerar ações que resultem em impacto positivo de cumprimento dos compromissos assumidos com a “Agenda 2030”.

Realizado em formato híbrido, o evento reuniu estudantes, comunidade acadêmica e científica, além de gestores, secretários municipais e outros profissionais que atuam na área de resíduos sólidos do Brasil e do mundo. A programação contou com oficinas, workshops, debates e feira de negócios, atividades de educação ambiental, intervenção urbana e festival de arte e cultura.

Estiveram presentes, representando Bezerros, a secretária de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável do município, Thaís Santos, e a coordenadora de sustentabilidade, Janiele Monteiro.

》》LEGADO DA CIRSOL 2022

*Assinatura da Carta Compromisso entre governos, setor privado, academia, sociedade civil e organismos internacionais com estabelecimento de compromissos e obrigações de cada setor.

*Estabelecimento de mecanismos para a criação de um Plano de Governança Ambiental para Resíduos Sólidos.

*Criação de um Observatório de Resíduos Sólidos para o acompanhamento dos compromissos assumidos na Carta Compromisso.

*Uniformização dos protocolos para extinção dos lixões para auxiliar os municípios até 2024.

*Criação do Fundo verde para Resíduos com o objetivo de buscar recursos para financiamento de iniciativas de suporte aos municípios.

*Criação de um protocolo de coleta e gerenciamento de dados para a medição e produção de diagnósticos de geração de resíduos.

*Criação de uma plataforma de formação para gestão integrada de resíduos, com curso técnico e material disponível voltados à capacitação profissional.

TEXTO: Gabriel Galvão / Vitória Carvalho.
FOTOS: Assessoria.