Alunos do curso de Libras recebem certificado de conclusão

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEZERROS PERNAMBUCO > Desenvolvimento Social > Alunos do curso de Libras recebem certificado de conclusão

A noite da terça-feira (29) foi marcada pela formatura do curso de Libras, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Superintendência de Assuntos Relativos à Pessoa com Deficiência e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Na ocasião, 47 alunos que cumpriram a carga horária de 100 horas-aula (60 horas presenciais e 40 horas à distância) durante um período de quatro meses receberam o certificado de conclusão de curso. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e encerrou a 4ª Semana da Pessoa com Deficiência no município, que ocorreu de 21 a 29 de agosto com o tema “Acessibilidade, inclusão e respeito às diferenças” e contou com uma vasta programação.

Participaram do evento o prefeito do município, Severino Otávio (Branquinho), a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Luciana Dutra, o superintendente Estadual da Pessoa com Deficiência, Edimilson Silva, o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Diego França, o presidente da Câmara de Vereadores de Bezerros, Carlos Antônio (Caca), o vice-presidente, Júnior Carvalho, o vereador Hamilton Carvalho (Gabeira), a presidente da APAE/APORDEB de Bezerros, Carmen Denize, e o professor docente da UPE, Dr. Luiz Albérico Falcão.

“Acessibilidade é algo que não cabe numa planilha orçamentária, é o que faz a diferença na vida das pessoas com deficiência, por meio da comunicação, autonomia e segurança”, afirmou Diego França. “Bezerros é a primeira cidade da região a oferecer formação em libras em massa e eu me sinto muito orgulhoso em ter participado deste feito. Vale lembrar que foi o primeiro passo: nós apenas começamos a trilhar uma longa e profunda jornada”, lembrou o professor Luiz Albérico.

A secretária Luciana Dutra também estava bastante satisfeita com a conclusão do curso. “Oferecemos a capacitação a professores, funcionários públicos, estudantes de ensino médio e universitário e público em geral que busca compreender melhor este universo, quebrando barreiras com muito respeito e dedicação”, destacou. Além da entrega do certificado, houve uma apresentação musical e um breve debate sobre libras e acessibilidade. “O trabalho é conjunto e o nosso objetivo é promover cada vez mais a inclusão social”, finalizou o prefeito Branquinho. Após o encerramento, as concluintes tiveram um momento de confraternização com um delicioso lanche.