Programa de Atenção à Criança Obesa é sucesso em Bezerros

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEZERROS PERNAMBUCO > Educação > Programa de Atenção à Criança Obesa é sucesso em Bezerros

Lançado há pouco mais de um mês no município, o Programa de Atenção à Criança Obesa (PASCO) vem obtendo êxito nos seus objetivos. Os encontros acontecem duas vezes por semana (nas quartas e sextas-feiras), aonde as crianças e adolescentes com sobrepeso têm acompanhamento totalmente gratuito por nutricionista, assistente social, psicóloga e profissionais de Educação Física.

Idealizado e coordenado por Josivan Silva, o PASCO, que é uma iniciativa da Secretaria de Educação, através da Gerência de Esportes, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, conta atualmente com 40 alunos da rede municipal durante os períodos da manhã e tarde, visando contemplar todos os alunos (contraturno escolar). Apesar do programa ser relativamente recente, entre os avanços, pode-se destacar a total desenvoltura e habilidade na natação, que é um dos segmentos trabalhados durante os encontros, além de outras atividades físicas.

Os pais e familiares também participam ativamente do processo, já que são peças fundamentais, principalmente por   questões psicológicas. Mensalmente, há o acompanhamento do Índice de Massa Corporal (IMC), além de avaliação física e nutricional. “Aos poucos, os alunos estão se conscientizando sobre a importância de um cardápio saudável e da prática de exercícios físicos e conseguindo mais mobilidade, energia e autoestima, atingindo assim os resultados almejados”, afirma Josivan.