Início APORDEB/APAE, um patrimônio social de Bezerros

APORDEB/APAE, um patrimônio social de Bezerros

O trabalho desenvolvido pela Associação dos Portadores de Deficiências de Bezerros (APORDEB), faz a diferença para muita gente. Funcionando há 22 anos, é a esperança de quem vive no dilema das limitações físicas e psicológicas. Hoje ela é administrada pela diretora Carmem Denise Souto Maior que é psicóloga e conhece como ninguém a realidade do […]

10/05/2017 12h01 Atualizado há 7 anos atrás

O trabalho desenvolvido pela Associação dos Portadores de Deficiências de Bezerros (APORDEB), faz a diferença para muita gente. Funcionando há 22 anos, é a esperança de quem vive no dilema das limitações físicas e psicológicas. Hoje ela é administrada pela diretora Carmem Denise Souto Maior que é psicóloga e conhece como ninguém a realidade do local,  além de contar com o apoio de outros profissionais como o arte educador Wanderley Lima.

Vale ressaltar que além da APORDEB, no mesmo prédio também está localizada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bezerros (APAE), outra entidade fundamental na luta contra os obstáculos causados pela sociedade, as pessoas portadoras de limitações, já com 06 anos de atuação na cidade.

Sendo entidades sem fins lucrativos, as associações sobrevivem de recursos federais e doações, o que implica dizer que nem os recursos nem as doações são suficientes para manutenção dos serviços executados para os 280(APORDEB) e 114(APAE) associados, que têm aulas em dois turnos, nas segundas e terças-feiras, de arte educação e outras atividades no restante da semana. Existe ainda uma ajuda que vem das contas de energia, mas estas são divididas para as instituições federal e estadual, até chegar a entidade municipal, sendo de utilidade, porém ainda insuficiente para cobrir as despesas do dia a dia. Uma parceria com a Fundação Holandesa Liliane Fonds, extremamente importante para a manutenção das entidades está prestes a acabar, já que a imagem mentirosa de que o Brasil erradicou a pobreza, fez com que várias organizações internacionais, rompessem parceria fundamentais com entidades brasileiras.

A APORDEB funciona como uma entidade defensora dos direitos e promoção a saúde e oferece aos alunos atividades múltiplas como, Artes Plásticas, Musicoterapia, Matemática, Psicologia e Fisioterapia. Funciona em prédio próprio construído pela entidade desde 2001 e atualmente passa por ampliação, em reforma conseguida com recursos da justiça federal, com projetos enviados com base nas necessidades, em razão do aumento do número de associados. Para realização dos trabalhos dispõe de 04 colaboradores,  dispõe de uma ampla sala onde são realizadas reuniões, um mini centro de fisioterapia , uma sala para atendimento psicológico e a sala onde são promovidas as aulas de arte educação.